Esta breve postagem ajuda a preencher algumas lacunas da viagem da Caravana a Montevidéu. Fui a 4 estádios e dois deles sem jogo. Mas ainda bem que o mundo está cheio de gente doida por futebol e uma delas - além de mim - também foi a Montevidéu.
Ela visitou mais estádios que eu, provavelmente porque viajou para o Uruguai bem informada e, certamente, porque possui mais destreza para se deslocar pela cidade sem se perder o tempo todo, como ocorre comigo.
Falo especificamente da minha colega Marina Matos que além de ser uma mulher que ama demais futebol, também é pesquisadora desse esporte, integrante do
GEFuT, da UFMG.
Em breve também vou postar a visita que Marina fez a outros estádios no Uruguai. Por enquanto fiquemos com seu relato sobre Wanderers x Danúbio, jogo que aconteceu no estádio Alfredo Viera, aquele mesmo que a Caravana visitou, mas que vazio.
Estádio Parque Alfredo Victor Viera
Capacidade: 8 mil pessoas
Finalmente, depois de passar por uns 3 estádios, chegava a hora do primeiro jogo do dia: Montevideo Wanderers x Danúbio.
Um sol de fritar miolos que me rendeu um daqueles bronzeados inteligentes em formato de camisa de manga três quartos.
A essa altura do tour pelos estádios eu já havia decorado a fórmula de algumas canções que se repetem na maioria das torcidas uruguaias e argentinas (embora não ouse cantá-las). Mas fui surpreendida por um “Mamá yo quiero ganhar ♪♫” - uma versão para “canchas” da marchinha Mamãe Eu Quero.
Enquanto o jogo da equipe profissional do Wonderers rolava em campo, atrás da arquibancada alguns pequenos “hinchas” Bohemios viviam outras experiências com a bola rolando. Curiosamente (ou nem tanto...), somente meninos. No mesmo estádio, durante a mesma partida, as Leonas Bohemias vendiam canecas e bottons para arrecadar dinheiro para o próximo campeonato feminino. Fragmentos de construção de gênero que se repetem aqui e ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário