quinta-feira, 19 de março de 2015

Do Ceres à Moça Bonita




Após breve visita ao estádio do Ceres, parti rumo ao estádio do Bangu. Fiz questão de ir naquele mesmo sábado, 07/03/2015, porque pela primeira vez no Campeonato Carioca de 2015, o estádio estaria liberado para recebimento de público.

A falta do Laudo da Polícia Militar, assim como problemas com o gramado, fizeram com que o Bangu jogasse fora de sua casa, o que também nos privou de nela estar presente.

Cheguei a tempo de ver somente o 2o tempo, o que me chateou razoavelmente. Mas essa chateação foi compensada pelo fato de poder ter conhecido o Estádio João Francisco e porque finalmente consegui pisar no gramado de Moça Bonita.

Um marco no meu currículo futebolístico.




Experiências como essas faz a vida - pelo menos a minha - se renovar.



Em Bangu

Como disse no post anterior, passei sábado, 07/03/2015, em Bangu, e logo que desci do trem dei início à jornada boleira 

Após uma viagem que se iniciou na Central do Brasil desembarquei na Estação Bangu já que minha primeira parada seria o Shopping que fica quase que em frente à linha férrea. 

Mas atenção: caso você vá de trem para o estádio Moça Bonita, desça na estação Guilherme Silveira em frente à praça com o mesmo nome, em Bangu.

Bangu tem um centro comercial que é bastante movimentado, cheio de lojas e camelôs onde já se pode notar a forte relação do bairro com o time homônimo. 




De lá fui na direção do shopping para visitação da estátua feita em homenagem ao escocês Thomas Donohoe que segundo alguns pesquisadores de Bangu, teria sido o responsável pela primeira partida de futebol no Brasil. 

Esta partida teria ocorrida, em Setembro de 1894,  no terreno da fábrica de Bangu - que hoje é ocupado pelo Shopping -portanto, cerca de um ano antes do jogo São Paulo Railway x The Team of Gaz, organizado por Charles Miller em São Paulo, em 1895.

A estátua foi inaugurada dia 05/06/2014 e juntamente foi aberta uma exposição chamada 
"Pioneirismo do Futebol do Brasil", que ficou em cartaz até 15 de julho


Réplica da bola que teria sido a primeira a chegar ao Brasil, por intermédio de Thomas Donohoe (Fonte:
http://www.bangu.net/informacao/livros/nosequesomosbanguenses/1889a1903.php)




Thomas Donohoe
(Fonte:

http://www.bangu.net/informacao/livros/nosequesomosbanguenses/1889a1903.php)


Carlos Molinari (autor de Almanaque do Bangu, Nós que somos Banguenses), Clécio Regis e Rogério Melo são nomes que compõem o grupo de pesquisadores de Bangu que defendem que o futebol foi introduzido, no Brasil, por Thomas Donohoe, um dos funcionários da fábrica. 

O principal argumento dessa hipótese se fundamenta no fato de que em 1894, Thomas teria trazido a primeira bola para o Brasil. Nesse mesmo ano, no campo da fábrica de Bangu, ele teria organizado aquela que seria a primeira partida de futebol entre equipes, . 

No site www.bangu.net é possível ler trechos de capítulos do livro Nós que somos banguenses de Carlos Molinari. Em um dos capítulos podemos ler que:



Participaram deste primeiro jogo pioneiro de football, em setembro de 1894, em Bangu, os srs.: F. Smith, Clarence Hibbs, E. Elkin, Thomas Hellowell, John Stark, M. Sutton, James Hartley, Thomas Donohoe, W. Jeakes, Henry Bennet, J. Harmond e Thomas Sterling.

Cada time jogou com apenas seis players, mas foi o suficiente para garantirem a diversão. Com o tempo, um maior número de pessoas se interessaria e neste momento poderia ser realizada uma partida com dois elevens. Para Donohoe isso pouco importava, o fato principal é que ele havia matado as saudades do football e conseguido realizar a primeira partida. Não houve preocupação com o uniforme, com as anotações dos gols marcados, com a cronometragem - o importante era matar a fome de bola. Por esta falta de dados palpáveis é que se prefere creditar a Charles Miller a introdução do futebol no Brasil em outubro de 1894 e a realização da primeira partida em setembro de 1895, bem depois do jogo do sr. Donohoe.

(Grifos meus. Fonte: http://www.bangu.net/informacao/livros/nosequesomosbanguenses/1889a1903.php)


De fato, a falta de documentos que comprovem a existência desse jogo é um dos principais alvos de contestação da hipótese, acima mostrada, defendida por alguns pesquisadores. 

Além disso, como se pode perceber na citação, a partida teria sido realizada com dois times formados com menos de 11 jogadores, o que faz com que o historiador John Mills, autor da biografia Charles Miller, o Pai do Futebol Brasileiro, conteste a primazia de Thomas.

Segundo Mills, Charles Miller além de ter organizado um jogo com duas equipes formadas por onze de cada lado (São Paulo Railway x The Team of Gaz), realizou-a seguindo o manual de regras da Football Association, o que Thomas não teria feito. 

Polêmicas ... polêmicas 

Essas buscas por mitos fundacionais  são intermináveis. Independente do que for é inegável a importância da fábrica de Bangu, do bairro e do time fundado por operários em 1904.

Por isso visitar a fábrica, que hoje é um shopping, é sempre agradável porque nos dá a sensação de pisar em terreno que é parte importante da história do futebol no Brasil.


E aí está a estátua de Thomas Donohoe pisando sobre os mapas da Europa e da América do Sul

Estátua de Thomas Donohoe 




Nos pés da estátua, há um percurso histórico sobre o futebol no Brasil e o papel de Thomas Donohoe. 




Bangu X Boavista


Cheguei ao estádio no intervalo do primeiro para o segundo tempo. Cansada, suada, descabelada.


A distância entre o estádio do Ceres e Moça Bonita não é grande, podendo ser percorrida a pé: 





Eu estava atrasada e cansada, porque havia andado muito do Shopping até o Ceres.

Mas, quando o assunto é futebol, não sei de onde brotam energias em mim. 


Cheguei em Moça Bonita e tratei de comprar o ingresso 





Entrei e logo sentei nas arquibancadas.

Sim, sim. Eu já estive em Moça Bonita várias vezes.... quem quiser pode consultar postagens mais antigas.

Mas entendam, cada ida a um estádio é uma experiencia única, portanto nunca é "a mesma coisa", mesmo quando aparentemente está tudo igual.

E não era esse o caso de Moça Bonita. O gramado estava mais bem cuidado, e a parte das arquibancadas à direta das sociais parecia estar com cadeiras e havia um sistema de áudio para comunicação de informações e avisos às pessoas presentes no estádio.





 A pintura era nova e graças a Deus ainda há arquibancadas sem cadeiras





E lá estava parte da torcida e suas faixas





















Fiquei muito bem acomodada, ao lado de uma torcida que fazia avalanche para comemorar os gols do Bangu. 





Essa comemoração foi pelo terceiro gol do Bangu feito por Bruno Luiz, aos 13 do segundo tempo. Nesse momento o jogo estava 3 x 1 para o alvi-rubro. 

O Boavista fez o segundo gol, logo em seguida, com Erik Flores.

Mas aos 42 minutos, Matheus Pimenta fechou a conta. E aí teve mais avalanche....




O fim do jogo se aproximava e ao que parecia muita chuva ia cair naquelas paragens 








E quando já caiam pingos de chuva, o jogo terminou: Bangu 4 x Boavista 2




Chegou a hora de voltar para casa





Então quando caminhava na direção da saída, o portão que dá acesso ao gramado estava aberto para a saída do carro de polícia e da ambulância.

Algumas pessoas pediram licença e entraram para tirar fotos e pisar mesmo que rapidamente num pedaço do gramado.

Eu entrei!!! 

Tirei algumas poucas fotos porque o moço que nos deixou entrar gritava: "vaaaaamo pessoal"







E o melhor de tudo. Pisei no campo.


Meus pés tão cansados de andar, saíram renovados dessa experiência e prontos para voltarem para casa. 






Um comentário:

  1. Mais de um ano desse jogo, só conheci essa matéria hoje. Muito boa a matéria está de parabéns pelo Blog. Abraços

    Pedro Henrique - torcedor do Banguzão

    ResponderExcluir