Após breve visita ao estádio do Ceres, parti rumo ao estádio do Bangu. Fiz questão de ir naquele mesmo sábado, 07/03/2015, porque pela primeira vez no Campeonato Carioca de 2015, o estádio estaria liberado para recebimento de público.
A falta do Laudo da Polícia Militar, assim como problemas com o gramado, fizeram com que o Bangu jogasse fora de sua casa, o que também nos privou de nela estar presente.
Cheguei a tempo de ver somente o 2o tempo, o que me chateou razoavelmente. Mas essa chateação foi compensada pelo fato de poder ter conhecido o Estádio João Francisco e porque finalmente consegui pisar no gramado de Moça Bonita.
Um marco no meu currículo futebolístico.
Em Bangu
Como disse no post anterior, passei sábado, 07/03/2015, em Bangu, e logo que desci do trem dei início à jornada boleira
Após uma
viagem que se iniciou na Central do Brasil desembarquei na Estação
Bangu já que minha primeira parada seria o Shopping que fica quase que em
frente à linha férrea.
Mas atenção: caso você vá de trem para o estádio Moça Bonita, desça na estação Guilherme Silveira em frente à praça com o mesmo nome, em Bangu.
Mas atenção: caso você vá de trem para o estádio Moça Bonita, desça na estação Guilherme Silveira em frente à praça com o mesmo nome, em Bangu.
Bangu tem um centro comercial que é bastante movimentado, cheio de lojas e camelôs onde já se pode notar a forte relação do bairro com o time homônimo.
De lá fui na direção do shopping para visitação da estátua feita em homenagem ao escocês Thomas Donohoe que segundo alguns pesquisadores de Bangu, teria sido o responsável pela primeira partida de futebol no Brasil.
Esta partida teria ocorrida, em Setembro de 1894, no terreno da fábrica de Bangu - que hoje é ocupado pelo Shopping -portanto, cerca de um ano antes do jogo São Paulo Railway x The Team of Gaz, organizado por Charles Miller em São Paulo, em 1895.
A estátua foi inaugurada dia 05/06/2014 e juntamente foi aberta uma exposição chamada
"Pioneirismo do Futebol do Brasil", que ficou em cartaz até 15 de julho
Réplica da bola que teria sido a primeira a chegar ao Brasil, por intermédio de Thomas Donohoe (Fonte: |
Thomas Donohoe
http://www.bangu.net/informacao/livros/nosequesomosbanguenses/1889a1903.php)
|
Carlos Molinari (autor de Almanaque do Bangu, Nós que somos Banguenses), Clécio Regis e Rogério Melo são nomes que compõem o grupo de pesquisadores de Bangu que defendem que o futebol foi introduzido, no Brasil, por Thomas Donohoe, um dos funcionários da fábrica.
O principal argumento dessa hipótese se fundamenta no fato de que em 1894, Thomas teria trazido a primeira bola para o Brasil. Nesse mesmo ano, no campo da fábrica de Bangu, ele teria organizado aquela que seria a primeira partida de futebol entre equipes, .
No site www.bangu.net é possível ler trechos de capítulos do livro Nós que somos banguenses de Carlos Molinari. Em um dos capítulos podemos ler que:
(Grifos meus. Fonte: http://www.bangu.net/informacao/livros/nosequesomosbanguenses/1889a1903.php)
O principal argumento dessa hipótese se fundamenta no fato de que em 1894, Thomas teria trazido a primeira bola para o Brasil. Nesse mesmo ano, no campo da fábrica de Bangu, ele teria organizado aquela que seria a primeira partida de futebol entre equipes, .
No site www.bangu.net é possível ler trechos de capítulos do livro Nós que somos banguenses de Carlos Molinari. Em um dos capítulos podemos ler que:
Participaram deste primeiro jogo pioneiro de football, em setembro de 1894, em Bangu, os srs.: F. Smith, Clarence Hibbs, E. Elkin, Thomas Hellowell, John Stark, M. Sutton, James Hartley, Thomas Donohoe, W. Jeakes, Henry Bennet, J. Harmond e Thomas Sterling.
Cada time jogou com apenas seis
players, mas foi o suficiente para garantirem a diversão. Com o tempo, um maior
número de pessoas se interessaria e neste momento poderia ser realizada uma
partida com dois elevens. Para Donohoe isso pouco importava, o fato principal é
que ele havia matado as saudades do football e conseguido realizar a primeira
partida. Não houve preocupação com o uniforme, com as anotações dos gols
marcados, com a cronometragem - o importante era matar a fome de bola. Por esta
falta de dados palpáveis é que se prefere creditar a Charles Miller a introdução
do futebol no Brasil em outubro de 1894 e a realização da primeira partida em
setembro de 1895, bem depois do jogo do sr. Donohoe.
De fato, a falta de documentos que comprovem a existência desse jogo é um dos principais alvos de contestação da hipótese, acima mostrada, defendida por alguns pesquisadores.
Além disso, como se pode perceber na citação, a partida teria sido realizada com dois times formados com menos de 11 jogadores, o que faz com que o historiador John Mills, autor da biografia Charles Miller, o Pai do Futebol Brasileiro, conteste a primazia de Thomas.
Segundo Mills, Charles Miller além de ter organizado um jogo com duas equipes formadas por onze de cada lado (São Paulo Railway x The Team of Gaz), realizou-a seguindo o manual de regras da Football Association, o que Thomas não teria feito.
Polêmicas ... polêmicas
Essas buscas por mitos fundacionais são intermináveis. Independente do que for é inegável a importância da fábrica de Bangu, do bairro e do time fundado por operários em 1904.
Por isso visitar a fábrica, que hoje é um shopping, é sempre agradável porque nos dá a sensação de pisar em terreno que é parte importante da história do futebol no Brasil.
E aí está a estátua de Thomas Donohoe pisando sobre os mapas da Europa e da América do Sul
Estátua de Thomas Donohoe |
Mais de um ano desse jogo, só conheci essa matéria hoje. Muito boa a matéria está de parabéns pelo Blog. Abraços
ResponderExcluirPedro Henrique - torcedor do Banguzão