sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

No meio da estrada. Los Larios e o estádio-condomínio


Finalmente consegui assistir a um jogo em Los Larios. E devo agradecer imensamente a meu querido Everton que foi meuorientando na Graduação e hoje é amigo querido de pesquisa e do futebol. Graças a ele pude contar com uma carona que me levasse até Xerém. Desde que comecei a visitar estádios, nunca havia reunido condições de chegar a Los Larios. Quando digo condições faço referência a disponibilidade de tempo e,sobretudo, a possibilidade de contar com um transporte que me levasse com segurança até o estádio cuja acessibilidade não é das melhores.

Após a construção do arco metropolitano a ida a Los Larios ficou bem simplificada para quem pode dispor de moto ou carro. Chegar lá de transporte público não é nada fácil. É necessário saltar na Praça da Mantiqueira, em Xerém, e pegar o único ônibus que passa em frente a Los Larios. Esse ônibus circula em intervalos de uma em uma hora. Confesso que nunca tive coragem de enfrentar esse tipo de viagem. Obviamente sei que muitas pessoas fazem esse percurso diariamente, mas elas conhecem o local e eu não.

A única linha de ônibus que passa em Los Larios

Los Larios foi inaugurado em 2009 com capacidade para cerca de 6 mil torcedores e, em março de 2015, bateu recorde de público ao receber 5088 pessoas no jogo Flamengo 3 x Tigres 1. Porém, esse número é uma exceção explicada pelo fato de se tratar de um jogo do Flamengo, realizado às 16h (o detalhe do horário é importante),

Segundo algumas reportagens sobre essa partida, houve longo engarrafamento devido ao número de carros estacionados na estreita pista que dá acesso ao estádio.

Em 2016, 335  pessoas pagaram para ver Botafogo x Juazeirense (BA), em Los Larios, um dos menores públicos da história do Alvinegro carioca. O jogo foi realizado às 21h30min e esse fator me parece fundamental para explicar que tão pouca gente tenha se aventurado a ver aquela partida.

 Mesmo para quem tem veículo próprio, deve-se considerar que a estrada do Rio Douro, onde se localiza o estádio, é escura e oferece riscos a quem nela trafega.


Em frente ao estádio Los Larios. Estrada do Rio Douro. Xerém, Duque de Caxias. Foto Leda Costa

Quando penso em estádio, me vem à cabeça o quanto é importante que se possa chegar nele de transporte público. Esse tipo de transporte evita engarrafamentos e torna mais democrático o acesso ao local. Estádios precisam ser frequentados, pois somente assim conseguem ganhar significados que os tornem algo além do que uma arquitetura qualquer.

É válido lembrar que Los Larios também é o CT do clube Tigres do Brasil e diga-se de passagem um CT que aparentemente oferece boa estrutura de trenamento.


Entrada de Los Larios. Foto Leda Costa


Vista do interior. Foto Leda Costa

Foto Leda Costa

Lanchonete. Foto Leda Costa

. Foto Leda Costa

 Foto Leda Costa



Porém a impressão que tive em Los Larios é a de que estava dentro de um daqueles condomínios típicos da Barra da Tijuca. Com tudo limpo, arrumadinho e uma ostentosa entrada. Dentro desse condomínio há um estádio - não sei se esse é o nome ideal - que recebe os jogos do Tigres do Brasil.

O nome do estádio é em referência a família Larios, com destaque para Miguel Larios dono da Poland Química e que, em 2004, fundou o Esporte Clube Poland Brasil que, em 2005, virou Tigres do Brasil. 

A troca de nome é explicada no site do Tigres: "Construiu-se uma MARCA com potencial para ser trabalhada em todo o mundo: o TIGRES é um ícone identificável mundialmente e que agrega valores de força, garra e competitividade, necessários ao futebol." 

Há toda uma lógica claramente empresarial que cerca a fundação do Tigres (com episódios meio escusos) que ao que parece nasceu visando o mercado de jogadores e não necessariamente um clube concebido em seu sentido tradicional. Confesso que esse tipo de proposta me incomoda muito, acredito que Vasco, Flamengo, Bonsucesso, Olaria, Portuguesa, São Cristóvão e tantos outros clubes do Rio e do Brasil são muito mais que um simples negócio. 





Uma das coisas que me fez sentir que Los Larios não era somente um campo, foi a presença da torcida da Portuguesa da Ilha do Governador. 


Foto Leda Costa
Foto Leda Costa


Foto Leda Costa

Uma das faixas diz: Hoje temos 90 minutos de vida. Foto Leda Costa


Além da presença da torcida, preciso reconhecer que a arquitetura de Los Larios também permite certas experiências importantes aos estádios como, por exemplo, subir em alambrado. Algo que espero um dia ter forças e destreza motora para fazer.




Foto Leda Costa

Foto Leda Costa

 Com menos um em campo a Portuguesa ganhou o jogo que foi válido pela primeira fase do louco campeonato carioca 2017. Ao final, antes de entrar no carro, ouvi um "tia tira foto da gente!".

Odeio ser chamada de tia, mas atendi ao pedido.


Foto Leda Costa




Até a próxima





Nenhum comentário:

Postar um comentário